Minuto Seguros
Em 2021, a Creditas, fintech líder em crédito e soluções de consumo na América Latina, anunciou a aquisição da Minuto Seguros, insurtech líder em seguros digitais no Brasil. A aquisição visava fortalecer o ecossistema de produtos e oferecer uma solução completa focada nos ativos das pessoas.

MY ROLE
UX Research
Análise de dados
Brand Design
Visual Design
Wireframes
Prototipação
Teste A/B
Stakeholder Management
Design Estratégico
CONTEXTO
A integração entre Creditas e Minuto Seguros, promoveu uma maior sinergia com todos os ecossistemas já oferecidos pela empresa, como carros, imóveis e salários. Essa união possibilitou aos clientes o gerenciamento de seus ativos de forma centralizada em uma única plataforma.
A necessidade de uma aproximação entre marcas surgiu para atender a uma demanda por consistência visual e técnica. A migração do site para o ambiente Creditas foi imperativa para garantir uma integração perfeita e uma experiência unificada aos usuários.
OBJETIVOS
O objetivo principal é promover uma aproximação entre as marcas, propondo uma estética que reflita o ecossistema Creditas. Além disso, busca-se aprimorar a experiência do usuário e aumentar a eficácia no processo de aquisição. Para atingir essas metas, pretende-se elevar a conversão no formulário de cotação de seguros automotivos em 10%.
SOLUÇÃO
Através de uma revitalização na identidade e no conteúdo, com a proposta de adotar uma abordagem menos institucional e mais centrada na conversão, visamos aumentar a quantidade de cliques na página, destacando, assim, outros produtos oferecidos. Além disso, o objetivo é ressaltar a experiência de contratação totalmente digital ao adquirir um seguro automotivo.
Com o intuito de facilitar a integração ao ecossistema Creditas e aprimorar a atualização de conteúdo sem a necessidade de envolvimento técnico, foram desenvolvidas seções específicas, meticulosamente concebidas para atender às distintas páginas já existentes e incorporadas à plataforma low code.


01
Research
Survey (quantitativa)
Entrevista com stakeholders
Benchmark
Análise de dados
Mapa de contexto
03
Prototipar
Wireframe
Refinamento UI
Protótipo baixa fidelidade
Protótipo alta fidelidade
02
Ideação
Brainstorm
Arquitetura de informação
Estratégia de conteúdo
Mapa de afinidades
Style Guide
04
Validar
Teste A/B
Teste de performance
Validação com stakeholders
Design review

Protótipo

Resultados
Obtivemos um aumento significativo de +12% na conversão de tráfego da homepage para leads, acompanhado por um ganho adicional de +2% na taxa de conclusão do funil de conversão. Paralelamente, registramos uma notável redução de 2,55 segundos no tempo médio de carregamento da página.
Além disso, os usuários demonstraram um maior engajamento, com um aumento de +14,7 páginas consumidas por sessão, um acréscimo de +25 segundos no tempo total de permanência no site, e uma diminuição de 27 pontos percentuais na taxa de rejeição.